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5 dicas para boas campanhas natalinas de e-mail marketing

As lojas virtuais brasileiras esperam faturar R$ 6,7 bilhões com 24 milhões de pedidos provenientes das compras natalinas em 2015, de acordo com estimativa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Para aproveitar esse desempenho e se destacar, as marcas precisam se aproximar ainda mais de seus clientes. Para isso, um dos melhores recursos é o e-mail marketing bem trabalhado e que oferece produtos relevantes na caixa de entrada do seu público-alvo. Confira cinco dicas para aprimorar as campanhas e atrair mais vendas:
 
Foque na mensagem – diferentemente de outras datas sazonais, o conteúdo não pode ser voltado somente para quem recebe o e-mail, como também deve oferecer produtos voltados para aqueles que serão presenteados. Nesse caso, é preciso saber trabalhar com dados de comportamento ao longo do ano, identificando perfis e interesses, para sugerir, por exemplo, itens infantis a quem tem filhos pequenos.
 
Programe-se – é necessário ter atenção com o ciclo exclusivo que essa data sazonal possui em relação às outras. Por mais que o período natalino seja um pouco maior do que aquele que abrange o Dia das Mães, por exemplo, é preciso se preparar para não ofertar descontos poucos dias antes do Natal, em que não é mais possível garantir a entrega dos produtos a tempo. Considere o frete de cada item para evitar atrasos e constrangimentos.  
 
Segmente a campanha – deixe a mensagem bastante personalizada para atrair a atenção dos usuários, com ofertas e conteúdo específicos para diferentes perfis de consumidores da base de e-mails. Assim, é possível direcionar produtos que realmente sejam interessantes para cada consumidor.
 
Relacione-se com o consumidor – um dos principais pilares do e-mail marketing é justamente o relacionamento contínuo com a base. Portanto, não basta enviar apenas uma mensagem para o cliente e esperar aumento na conversão. Utilize os dados comportamentais coletados durante o ano para enviar um e-mail com produtos preferidos do consumidor, incluindo táticas de cross-selling (com produtos que complementam outros já adquiridos). Resumindo: mostre que a empresa se preocupa com os consumidores.
 
Ofereça algo a mais – para a marca se sobressair na caixa de entrada do consumidor, é preciso trazer novidades, seja um layout responsivo e especial para a data, conteúdos como manuais e vídeos com informações sobre produtos oferecidos ou até facilidades para a compra, como condições especiais de pagamento e frete grátis.
 
*Welington Sousa é Gerente de Marketing da All In, empresa de marketing digital voltada para e-mail marketing
 
http://www.b2bmagazine.com.br/index.php/negocios/item/6011-5-dicas-para-boas-campanhas-natalinas-de-e-mail-marketing

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