NOTÍCIAS E NOVIDADES ESCOLHIDAS PELO NOSSO TIME

Dashboards de Valor para seu BI

Neste post, vamos mostrar a você como construir excelentes dashboards e agregar valor à sua plataforma BI.

Dashboards de Valor para seu BI

VOLTAR
postado em 02/05/2017 às 17:08:17

Os motivos para a utilização de dashboards são bastante claros. As plataformas de Business Intelligence destinam-se, entre outras coisas, a transformar grandes quantidades de dados em métricas de fácil compreensão, para destacar sucessos ou áreas que precisam de melhorias em uma organização.


A questão é: como construir dashboards com a capacidade de fornecer representações visuais e personalizadas de dados, com base nas funções do usuário?


Pois bem. Isso é necessário para acompanhar o progresso de certos aspectos do negócio (vendas de unidades, volumes de contato do serviço de atendimento ao cliente, visitas ao local etc.) e ajustar os processos relacionados conforme necessário. Neste post, vamos mostrar a você como construir excelentes dashboards e agregar valor à sua plataforma BI.


Utilize um processo iterativo e incremental


Encontrar as configurações e as características corretas do dashboard provavelmente não acontecerá logo na sua primeira tentativa. Essa tarefa requer tentativa e erro, além de um foco contínuo no aprimoramento. Você deve estar disposto a alterar o dashboard com base nas necessidades individuais do usuário ou das condições de mercado.


À medida que você traz mais fontes de dados e os seus colaboradores desenvolvem proficiência com a plataforma BI, a tendência é que eles fiquem mais motivados, comecem a fazer perguntas e testem novas ideias. Para promover esse entusiasmo com a plataforma, adicione novos e relevantes recursos ao longo do tempo.


Defina metas claras


Objetivos pouco claros podem atenuar o impacto de qualquer projeto de TI, e a implementação de Business Intelligence não é exceção. Você deve considerar suas metas setoriais e como elas se relacionam com os objetivos gerais do seu negócio. Mantenha esses objetivos em mente ao projetar dashboards.


Responda perguntas essenciais, por exemplo: como os dashboards ajudarão a atingir as metas de negócio? Quais métricas devem ser exibidas para melhorar vendas, custos, eficiência e satisfação do cliente? Não há como construir dashboards de valor baseando-se no que você “acha” que os usuários vão querer, é preciso partir de dados reais.


Escolha corretamente os dados a serem exibidos


Para que seus dashboards tenham um bom design, é necessário escolher os dados certos e exibi-los em formatos facilmente assimiláveis. Apresente as métricas mais importantes sem sobrecarregar o usuário com informações irrelevantes ou secundárias.


Um dashboard executivo de alto nível necessita apenas de 4 a 6 indicadores e, mesmo os mais complexos (como os voltados para gestão de operações), não passam de 10 a 15. Evite adicionar gráficos ou novos textos simplesmente por estarem disponíveis.


Concentre-se no contexto


Os dashboards na plataforma de Business Intelligence se tornam mais eficazes quando apresentam métricas que possuem sentido contextual para o trabalho do usuário. Eles também devem fundamentar a tomada de decisões, alterando processos ou segmentações do marketing, por exemplo.


Incentive os usuários a usarem gráficos adequados


Algo que costuma ser, erroneamente, negligenciado quando profissionais se perguntam como construir dashboards, é a escolha correta dos gráficos que serão utilizados.


Evite gráficos de pizza e de medidores, uma vez que, os primeiros podem ser difíceis de serem conceitualmente assimilados, e os segundos, apesar de amplamente utilizados, não agregam valor à sua plataforma BI. Prefira a utilização de gráficos de barras, pois demonstram mais claramente as diferenças.


Gostou do nosso artigo? Baixe nosso e-book  e saiba como integrar CRM e BI às estratégias da sua empresa!


 


teste

PREZADO CLIENTE

Informamos que a Vortice não recebe quaisquer valores através de pagamento por cartão de crédito e, de nenhuma forma solicita informações relativas a cartão de crédito de seus clientes. Qualquer mensagem com as características acima não é proveniente da Vortice, razão pela qual recomendamos a cautela necessária. Para maiores informações, pedimos que entre em contato.

R. José Bianchi, 555 | 15º andar | Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto - SP | CEP 14.096-730
  • Suporte

    16 2138-1727

  • Comercial

    16 2138-1717

  • Suporte

    16 99223-9773