NOTÍCIAS E NOVIDADES ESCOLHIDAS PELO NOSSO TIME

O que é automação de marketing?

O valor de uma marca é reconhecido conforme o grau de relacionamento dela com seu público. Para estreitar esse laço na era digital, não há estratégia mais prática e eficiente do que a automação de marketing.

O que é automação de marketing?

VOLTAR
postado em 03/05/2017 às 11:48:07

O valor de uma marca é reconhecido conforme o grau de relacionamento dela com seu público. Para estreitar esse laço na era digital, não há estratégia mais prática e eficiente do que a automação de marketing.


Nesse relacionamento, as marcas oferecem conteúdos de qualidade em troca de dados de contatos. As pessoas interessadas em tal troca, passam a ser chamadas de leads. A partir de então, a automação passa a ofertar informações de forma contínua, levando o lead adiante no funil de vendas. Essa nutrição de conteúdos segue até que cliente em potencial se demonstre pronto para efetuar uma compra ou que deseje sair do ciclo do contato.


Quer saber ainda mais sobre a automação de marketing e como implementá-la na operação da sua empresa? Confira abaixo!


 


O que é automação de marketing


Automação é marketing é uma das formas de subir o nível do marketing realizado na sua empresa, estimulando o contato frequente com seus leads e clientes, prevenindo perdas e mantendo sua base informada e engajada sobre o que acontece na sua empresa.


As ferramentas que automatizam o relacionamento com o público, nutrindo-o com conteúdos interessantes e coletando dados sobre seus comportamentos são fundamentais para organizar e otimizar o tempo em atividades operacionais do marketing, e dão o suporte necessário à estratégia de automação definida pela empresa.


Os dados coletados auxiliam no oferecimento de conteúdos, ofertas direcionadas e contatos periódicos que conduzem o lead no funil de vendas, fazendo com que um simples interesse inicial seja convertido em compras.


A automação trabalha de maneira eficiente o relacionamento pós-venda, mensurando a satisfação dos clientes e acompanhando-os novamente no funil de vendas.


 


Como funciona


 A automação de marketing pode auxiliar sua empresa em diferentes níveis de estratégia digital. Do disparo de conteúdos ao relacionamento pós-venda, as ferramentas podem trabalhar integradas com e-mails, redes sociais, blogs e outras plataformas online.


Além disso, a automação gerencia e extrai o potencial de cada lead, facilitando a segmentação por diferentes critérios, como cargo, tamanho da empresa, tipo de negócio e grau de interesse na compra. Todos esses dados serão especialmente eficientes para planejar ações otimizadas.


Com tais funcionalidades, a automação de marketing acaba por fazer com que os analistas e vendedores possam ter mais tempo livre para concentrar suas energias nas possibilidades e estratégias para fechar negócios.


 


Quais são os benefícios


 A segmentação dos leads é, sem dúvida, o benefício que faz toda a diferença com a automação de marketing. Com isso, os conteúdos são entregues no momento certo, fazendo com que pareçam mais atrativos e adequados. Após qualificados, os leads poderão gerar tickets médios maiores, aumentando os lucros.


Segundo pesquisas da Focus Researching, o crescimento do ROI com a automação de marketing é percebido já no primeiro ano, alcançando 12% no primeiro mês, 32% no final do primeiro semestre e 24% no decorrer dos próximos anos.


 


Como colocá-la em prática


As ferramentas de automação oferecem inúmeras possibilidades para o planejamento de campanhas com etapas diversas, conforme a posição de cada lead do funil de vendas.


Embora muitos profissionais ainda associem essa utilização apenas ao disparo de conteúdos, é fundamental conhecer todas as facilidades para que o máximo de dados sejam coletados, oferecendo insights valiosos.


Ferramentas de Analytics e Lead Scoring, por exemplo, podem indicar CTAs e Landing Pages, mais eficientes.


 


Algumas ferramentas de automação de marketing


** Customer Relationship Management


 Os sistemas de CRM registram e otimizam as interações dos clientes com a empresa, sendo excelentes para auxiliar os vendedores. Essas ferramentas organizam dados importantes dos leads, oferecendo informações relevantes sobre como se relacionam com a sua marca — o que é interessante para identificar promotores e defensores.


** Workflows


 Alertam quanto às ações do lead podem significar oportunidades de negócios. São ferramentas excelentes para auxiliar o time de vendas nas conversões.


** Business Intelligence


 Apesar de não ser uma ferramenta “core”de automação, são as plataformas de BI que entregam toda a mensuração de dados extraídos a partir das ações de marketing. Esse tipo de ferramenta reorganiza importantes informações sobre o público e o mercado com indicadores que auxiliam a gestão, oferecendo uma visão completa do negócio. A partir disto, o cruzamento de dados oferece dados importantes de acordo com os KPIs definidos pela empresa, demonstrando o que está funcionando ou não nas estratégias.


Vale lembrar que a integração entre CRM e BI é uma excelente maneira de direcionar soluções estratégicas eficientes, criando histórias com dados reais para campanhas mais segmentadas e eficazes.


E então, gostou de conhecer as grandes vantagens da automação de marketing? Assine nossa news em blog.vortice.inf.br  e fique por dentro de muitas novidades sobre marketing digital e outros assuntos!

PREZADO CLIENTE

Informamos que a Vortice não recebe quaisquer valores através de pagamento por cartão de crédito e, de nenhuma forma solicita informações relativas a cartão de crédito de seus clientes. Qualquer mensagem com as características acima não é proveniente da Vortice, razão pela qual recomendamos a cautela necessária. Para maiores informações, pedimos que entre em contato.

R. José Bianchi, 555 | 15º andar | Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto - SP | CEP 14.096-730
  • Suporte

    16 2138-1727

  • Comercial

    16 2138-1717

  • Suporte

    16 99223-9773