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A importância da Jornada de Fidelização no Segmento Educacional

Para conseguir conquistar um maior número de alunos, é imprescindível que se conheça e se faça uso da ideia de jornada de fidelização dos alunos. Quer saber como?

A importância da Jornada de Fidelização no Segmento Educacional

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postado em 01/05/2017 às 10:46:56

Para melhorar os resultados de qualquer negócio, é fundamental utilizar-se de estratégias eficientes e saber o momento certo de agir. No segmento educacional, o desafio é um pouco maior, já que a procura por matrículas tem períodos definidos que devem ser respeitados.


Para conseguir conquistar um maior número de alunos, é imprescindível que se conheça e se faça uso da ideia de jornada de compra dos alunos. Quer saber como? Continue acompanhando o post e entenda melhor sobre a importância da jornada de compra no segmento educacional: 


Veja o que é e como funciona a jornada de fidelização


Cada segmento possui um perfil de comprador pré-definido. A jornada de compra é o caminho que o cliente segue até concluir a compra ou fechar a transação.


Sabendo qual é o caminho que esse possível comprador segue antes de se decidir pela compra, é possível oferecer os estímulos necessários para conquistá-lo e ampliar o número de vendas.


Essa jornada tem algumas etapas bem importantes: 


Etapa 1: Aprendizado e descoberta


Nesse momento, o potencial comprador ainda não tem noção do que de fato necessita. No caso do segmento educacional, é necessário despertar o interesse do potencial aluno para um determinado curso ou forma de educação. Uma dica seria mostrar as oportunidades incríveis que um diploma ou uma nova profissão lhe proporcionariam.


Etapa 2: Reconhecimento do problema


No passo seguinte, seu futuro comprador finalmente percebe que tem um problema: ele não consegue melhores condições de vida ou de trabalho sem que faça um curso profissionalizante ou uma graduação, por exemplo.


Etapa 3: Consideração da solução


Nesse momento, o futuro estudante começaria a perceber a importância do estudo. Sendo assim, ele consideraria as instituições de ensino como uma boa solução para aquele problema que fora descoberto.


Neste momento seu aluno já está bastante propenso a receber comunicações mais específicas e fornecer dados importantes para que sua instituição consiga manter contato. E é nessa hora que seu CRM vai fazer toda a diferença, captando estas informações e incluindo o possível aluno no seu ciclo de relacionamento.


Etapa 4: Compra e Relacionamento


Por fim, o aluno decide pela compra e acaba fazendo a matrícula. Ele vai passar a fazer parte da sua instituição e você precisa conhecer muito bem quem ele é. O pós-venda é o momento de estimular com que o aluno experimente a instituição de ensino, e é sua oportunidade de fazer com ele se identifique e inicie uma relação que pode ser duradoura e levar à fidelização.


A comunicação constante e a atenção ao aluno são o foco do relacionamento neste período. Para esta fase, principalmente, fica a dica: Cada Contato Conta! Cada e-mail, cada telefonema, cada mensagem de cobrança ou de informação sobre um novo curso… tudo isso deve construir uma experiência interessante na jornada rumo à fidelização.


Etapa 5: Experiência e Fidelização


 Nenhuma instituição fideliza alunos que não se interessam por ela, que não torcem por ela e não reconhecem seu valor.


Para esta fase, que se inicia na verdade desde a etapa de aprendizado e descoberta, a instituição deve criar momentos de valorização, que podem ser desde simples pesquisas de satisfação, um parabéns no dia do aniversário, até mesmo a ações mais elaboradas e personalizadas que mostram que sua instituição o conhece bem e deseja que ele permaneça por perto.


 


Aplicação da jornada fidelização na sua instituição de ensino


 Comece estudando o tipo de conteúdo que você vai fornecer em cada etapa da jornada de compra dos futuros estudantes. Em seguida, decida os estímulos necessários para que eles avancem e se qualifiquem para fechar negócio.


É possível trabalhar com esse público por meio de blogs, e-mail marketing, SMS marketing e outras estratégias para nutrir seus leads, ou seja, preparar clientes em potencial.


Durante as etapas de Reconhecimento do Problema e Consideração da Solução , é fundamental continuar motivando essa pessoa, para que ela não desista antes de concluir a compra no caso, antes de realizar a matrícula.


Ao conseguir finalizar uma inscrição, você terá mais informações para manter um bom registro no seu CRM, majorando as chances de potencializar a experiência do aluno na instituição.


Com uma ótima gestão de dados do CRM, você será capaz de continuar nutrindo os leads e aumentará as oportunidades de conquistar mais alunos.


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