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Como conhecer o comportamento de compra nos supermercados

Quer entender como seus clientes estão comprando? Conhecer o comportamento de compra? Leia nosso post e fique por dentro!

Como conhecer o comportamento de compra nos supermercados

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postado em 17/04/2017 às 19:56:22

Descobrir os padrões de comportamento de compra nos supermercados é um dos fatores mais importantes na hora de criar estratégias para fidelizar seus clientes.


É frequente a busca do equilíbrio entre preços e a qualidade dos itens levados para casa. Por essa razão, é ainda mais essencial entender o que leva determinada pessoa a comprar um dado produto.


Com tais informações em mãos, será possível fazer uma gestão eficaz de seu estabelecimento e aumentar os lucros do negócio. Continue a leitura e confira como conhecer o comportamento de compras nos supermercados.


 


Como conhecer os hábitos e condutas de seus clientes?


A maneira mais certeira de identificar os padrões seguidos por seus clientes é analisá-los metódica e detalhadamente. Se possível, fazer um levantamento geral sobre a quantidade de produtos de cada marca comprados e associá-los com cada perfil levantado.


A primeira ideia é colocar-se no lugar do consumidor. Quando ele entra no estabelecimento, o que ele vê? O que ele ouve? Quais itens leva? A partir dessas respostas, é crucial entender os padrões seguidos pelo consumidor e antecipar suas necessidades.


Além disso, também é preciso entender por que determinados produtos não são escolhidos por clientes. Por exemplo: mercadorias que são tradicionalmente relacionados à mulheres, como produtos de beleza, tendem a encalhar nas sessões masculinas.


Com o motivo compreendido, o próximo passo é descobrir maneiras de minimizar o impacto aparentemente negativo que esse item terá na vida dos homens.


 


Que ferramentas podem ajudar a entender o comportamento de compra?


A checagem dos históricos será uma referência incrível para que entenda mais como as pessoas se relacionam com o seu negócio. Não só para melhorar sua gestão de estoque, de maneira a não deixar faltar itens importantes e que tenham boa saída, mas também para analisar os itens mais comprados recentemente.


Nesse ínterim, você poderá utilizar uma segmentação poderosa, sintetizada na sigla RFV, através da qual se utilizam os dados de comportamento de compra da clientela para ajustar categorias.


Recency (R) está relacionada à data de última aquisição feita no seu estabelecimento; Frequency (F) é a quantidade de compras feitas em um dado período; e Value (V) consiste na receita investida pelo cliente no período que está sendo avaliado.


Sabendo quem comprou, quando foi feita a transação e quanto foi gasto, você será mais capaz de potencializar suas ações de marketing e segmentar melhor suas campanhas.


 


O comportamento de compra nos supermercados mudou?


Também é preciso ficar atento à situação econômica do país para conhecer e verificar se houve mudanças nos hábitos de compras.


Com o desemprego e a menor renda, os consumidores se viram obrigados a mudar seu comportamento no supermercado: estão mais atentos as promoções, estão planejando suas compras e deixando de ir ao supermercado com frequência.


De acordo com a pesquisa “Shopper, Supermercado e Promoção: um ecossistema essencial para marcas durante a crise”, apesar de planejarem as suas compras, os consumidores nem sempre seguem a lista à risca e trocam de marcas no PDV diante de uma promoção.


Esse mesmo estudo constatou que a companhia faz diferença: 81% das famílias fazem a lista de itens que vão comprar, mas só 32% delas a seguem. Quando filhos que tenham até 10 anos participam das compras, apenas 20% das famílias cumprem o plano.


Analisar o comportamento de compra nos supermercados não é uma tarefa fácil de ser feita, mas, com algumas dicas e constante atualização sobre o mercado consumidor, é possível realizar a análise para identificar oportunidades para aproveitar e ajustes que o seu supermercado precisa fazer.


 


Gostou deste artigo? Parta para a próxima etapa de análise e aprenda como cadastrar seus clientes.

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