NOTÍCIAS E NOVIDADES ESCOLHIDAS PELO NOSSO TIME

Como prevenir a evasão em instituições de ensino

Como prevenir a evasão em instituições de ensino

VOLTAR
postado em 20/06/2017 às 10:27:59

Ao contrário de décadas passadas, hoje temos uma boa aliada para prevenir a evasão escolar: a tecnologia. Isso porque é possível obter alertas baseados no comportamento dos alunos, como notas baixas, inadimplência, desinteresse pelo curso escolhido, entre outros exemplos.    


Como o problema é uma realidade que traz prejuízos financeiros e afeta a imagem das instituições de ensino, é preciso ficar atento aos sinais prévios que possam explicar possíveis desistências. 


Para você combater o problema em sua escola ou universidade, elaboramos este post para mostrar algumas soluções que podem ser viáveis e bem úteis. 


Conheça as causas da evasão escolar 


Sendo um dos principais problemas da educação brasileira, a evasão escolar atinge cerca de 19% dos alunos de até 17 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Entre as causas estão a falta de transporte escolar, a gravidez na adolescência, a inadimplência — no caso de instituições privadas — e a falta de interesse pelo curso escolhido, tendo como realidade as faculdades, sem falar em outras situações adversas.


No entanto, como existe a possibilidade de acompanhar o comportamento dos estudantes por meio de um sistema de CRM, também conhecido como gestão de relacionamento, é possível agir antes que o pior aconteça, retendo e fidelizando o estudante.  


O software disponibiliza, ainda, a possibilidade de conhecer profundamente as preferências de consumo dos alunos, ajudando na tomada de decisões, sempre com foco na manutenção das matrículas até o término dos cursos.   


 


Veja como o sistema CRM pode ajudar 


Por meio do software, que contém os dados dos alunos, é possível fazer o monitoramento de cada passo, identificando os casos que podem gerar evasão escolar. 


Dessa forma, sua instituição estará sempre de olho nas preferências e reclamações dos estudantes, podendo oferecer diferenciais que fidelizem o consumidor a continuar matriculado, como um plano de parcelamento de dívidas, por exemplo. 


Além disso, o acompanhamento contribui para a melhoria da qualidade do ensino, já que há a necessidade de sempre atender às sugestões e aos pedidos de modificações na estrutura organizacional. 


Também podemos citar o inbound marketing como solução tecnológica para prevenir a evasão escolar. 


 


Invista no inbound marketing  


Instituições de ensino que se distanciam da realidade dos alunos correm um sério risco de perder matrículas. Logo, para que a captação, a retenção e a fidelização dos estudantes aconteçam plenamente, é essencial investir nas inovações tecnológicas, como no marketing.


Por isso, atualize constantemente as redes sociais, crie conteúdos de interesse dos alunos e faça eventos e campanhas ligados ao estilo de vida dos jovens, sempre integrando o ensino às famílias.


Dessa maneira, a gestão ficará mais compartilhada, gerando maior fluxo de visitas nas páginas da sua instituição e aumentando consideravelmente as matrículas. Com isso, o retorno sobre o investimento (ROI) também se ampliará e trará impactos positivos nos processos internos. 


 


Previna a evasão escolar 


Utilizando as ferramentas disponíveis, sua instituição de ensino certamente agirá para prevenir a evasão escolar e melhorar os resultados mensal e anual. 


Trata-se de uma forma de acompanhar as novas tendências do mercado, sem deixar de lado as práticas tradicionais que norteiam o ensino, como as aulas, os trabalhos em grupo e as interações sociais. Portanto, esteja sempre antenado para observar as preferências dos alunos e promova soluções inteligentes aos pedidos e às dúvidas.  E para entender um pouco mais sobre como funciona o relacionamento com o seu aluno do começo ao fim, veja o nosso INFOGRÁFICO.


 


Gostou do nosso post? Quer sempre receber informações interessantes como esta? Então assine agora mesmo a nossa newsletter!


 

PREZADO CLIENTE

Informamos que a Vortice não recebe quaisquer valores através de pagamento por cartão de crédito e, de nenhuma forma solicita informações relativas a cartão de crédito de seus clientes. Qualquer mensagem com as características acima não é proveniente da Vortice, razão pela qual recomendamos a cautela necessária. Para maiores informações, pedimos que entre em contato.

R. José Bianchi, 555 | 15º andar | Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto - SP | CEP 14.096-730
  • Suporte

    16 2138-1727

  • Comercial

    16 2138-1717

  • Suporte

    16 99223-9773