NOTÍCIAS E NOVIDADES ESCOLHIDAS PELO NOSSO TIME

Como trazer de volta alunos que abandonaram a instituição?

Como trazer de volta alunos que abandonaram a instituição?

VOLTAR
postado em 24/06/2017 às 10:29:32

O desemprego e a crise econômica são aspectos que fazem com que haja uma redução no número de matrículas nas escolas particulares. Para reduzir despesas, muitos pais optam por tirar os filhos do colégio. Contudo, existem outros motivos que influenciam a saída dos estudantes. Por isso, é importante entender as razões dos alunos que abandonaram a instituição.


No cenário atual, é necessário um diálogo constante com o público-alvo para oferecer serviços de alta qualidade, conquistar a confiança e mantê-lo fiel. Além da concorrência cada vez mais qualificada, as organizações precisam estar atentas às prioridades dos clientes, que valorizam bastante o bom atendimento.


Para os que desejam recuperar estudantes que deixaram o colégio, uma boa dica é analisar as dicas que serão apresentadas neste post. Confira!


Procure saber os motivos da saída


Saber as razões que fizeram o aluno sair da escola é a primeira medida que deve ser feita para recuperá-lo. Marque uma reunião com os pais para analisar os fatores responsáveis pelo abandono. Se for possível, é interessante que o aluno também participe.


As perguntas devem ser feitas de maneira educada. A instituição não pode ter uma postura arrogante, porque pode passar a impressão de que a saída é apenas por culpa dos pais e do estudante.


Em alguns casos, a escola não oferece os serviços com a qualidade esperada pelos clientes. É necessário ter humildade para reconhecer essa situação e buscar alternativas para proporcionar um atendimento melhor.


Adote um plano para alunos que abandonaram a instituição


Sem dúvida, é uma ação interessante conhecer os motivos que fazem os estudantes saírem de um colégio. Porém, a instituição precisa fazer uma análise criteriosa das razões relacionadas com o abandono. Dessa forma, terá condições de elaborar um plano que ajude a trazer os alunos de volta.


Contar com um bom software de CRM, responsável por conter diversos dados dos consumidores antigos e atuais, também é essencial na escolha das iniciativas que vão ajudar na recuperação dos clientes. 


Procure utilizar as ferramentas de comunicação disponíveis para manter contato com os antigos alunos (e-mail marketing, WhatsApp, jornal interno, telefone, etc.). Contudo, essa iniciativa deve ser feita com bom senso para não afastar o público-alvo.


Se fizer um bom trabalho de recuperação de clientes, a instituição terá a imagem ainda mais fortalecida e apresentará resultados mais expressivos. 


Invista na melhoria dos serviços


Pensar que apenas a crise econômica é responsável pela saída dos estudantes é uma grande ingenuidade. Atualmente, uma instituição, para sobreviver no mercado, necessita ter como foco o aperfeiçoamento constante. De que maneira isso é possível?


Uma boa resposta para essa pergunta é adotar ações voltadas para agregar valor aos serviços oferecidos, como:



Procure fazer boas negociações e parcerias


Além de aprimorar os serviços, há outras alternativas para recuperar o cliente. Uma delas é procurar negociar com os pais um valor mais acessível das mensalidades, caso seja possível fazer esse tipo de oferta.


Também é importante fazer parcerias com outras instituições que estão relacionadas com o colégio. Por exemplo, os alunos matriculados na escola podem ter descontos em diversas atividades, como:



Inegavelmente, a situação financeira do país é um desafio para muitos colégios. Apesar disso, é viável trazer de volta alunos que abandonaram a instituição, desde que haja um foco no bom relacionamento e na melhoria dos serviços. Se você tem uma experiência relevante na recuperação de clientes ou dúvidas sobre esse assunto, deixe o seu comentário. A sua colaboração é muito importante para nós!


 

PREZADO CLIENTE

Informamos que a Vortice não recebe quaisquer valores através de pagamento por cartão de crédito e, de nenhuma forma solicita informações relativas a cartão de crédito de seus clientes. Qualquer mensagem com as características acima não é proveniente da Vortice, razão pela qual recomendamos a cautela necessária. Para maiores informações, pedimos que entre em contato.

R. José Bianchi, 555 | 15º andar | Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto - SP | CEP 14.096-730
  • Suporte

    16 2138-1727

  • Comercial

    16 2138-1717

  • Suporte

    16 99223-9773