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Diferencial no varejo: Relacionamento

A estratégia de relacionamento deve ser vista como um dos pilares centrais para a conquista do diferencial competitivo, por um simples motivo: as pessoas se relacionam constantemente.

Diferencial no varejo: Relacionamento

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postado em 01/05/2017 às 11:45:09

A relação com cliente não está restrita a técnicas, softwares ou processos. A estratégia de relacionamento deve ser vista como um dos pilares centrais para a conquista do diferencial competitivo, por um simples motivo: as pessoas se relacionam constantemente.


Relacionar-se com cliente é estar aberto a compreender que eles são pessoas e não apenas números. Mas, para ter sucesso nessa relação, é fundamental desenvolver estratégias a fim de otimizar os resultados.


A boa estratégia permite conhecer melhor o cliente e oferecer o produto ideal às suas necessidades. Veja agora as principais estratégias de relacionamento para gerar um diferencial competitivo para o seu negócio.


Melhore o alinhamento entre marketing e vendas


Para melhorar eficiência no atendimento é necessário integrar e reduzir a distância entre as equipes de marketing e vendas. Dessa forma, você tem mais efetividade nas suas campanhas, gera mais contatos, mais processos, mais vendas e, consequentemente, mais lucro para a empresa.


Quanto mais unidos esses times estiverem, maior será a sinergia e engajamento e, como consequência, melhores serão os seus resultados.


Crie uma visão total do cliente


Para gerar leads, convertê-los em clientes e fidelizá-los é fundamental ter uma visão global dos seus prospects, registrando todas as interações realizadas. Esses detalhes auxiliam a entender cada cliente e adaptar a sua comunicação, produtos e serviços para construir uma relação mais próxima.


A melhor ferramenta para atingir esse objetivo é o CRM. Ele armazena todos os dados dos clientes, transformando-os em informações relevantes, além de guiar na jornada de compra.


O CRM possibilita entender a visão do cliente, quais temas ele mais acessa, o que o motiva a clicar em um link, quais e-mails ele abriu, etc. Assim, é possível criar empatia e oferecer o que é mais relevante para o seu cliente.


O cliente ficará encantado com a afinidade criada, gerando um diferencial competitivo e aumentando a taxa de conversão.


Economize mantendo uma boa relação com o cliente


A questão da relação com o cliente não está apenas relacionada a aspectos humanos ou psicológicos. Quando se oferece um bom atendimento, a empresa está, de alguma forma, economizando dinheiro.


Aumenta-se o fluxo de caixa, melhoram-se os lucros, estimulam-se os investimentos e desenvolve-se a companhia como um todo. Essa estratégia pode levar a fechar novos negócios, ampliando suas oportunidades de vendas, criando formas de pagamentos e minimizando os problemas financeiros em sua empresa.


Invista em marketing de conteúdo como estratégia de relacionamento


Um dos fatores para se ter um diferencial é dar ênfase na customização, diferenciação, inovação e, principalmente, ao relacionamento de valor.


Esteja presente onde o seu cliente está e forneça conteúdo relevante para ele, utilize um canal de vídeos fazendo reviews dos seus produtos, um blog para oferecer dicas úteis ou se relacionando com eles através das redes sociais.


O marketing individualizado e personalizado proporciona um grande diferencial competitivo, representando uma grande estratégia de relacionamento, pois é dessa forma que a empresa entenderá melhor o mercado, antecipando-se às ações da concorrência.


Criar uma estratégia de relacionamento é essencial para entender melhor as necessidades dos clientes, oferecer os produtos certos e, na hora certa, direcionar a empresa rumo ao sucesso. Siga as nossas dicas e faça do relacionamento com o cliente o seu diferencial.


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