NOTÍCIAS E NOVIDADES ESCOLHIDAS PELO NOSSO TIME

Como o atendimento pode atrair mais clientes para a concessionária?

Um dos maiores desafios para o comércio é a fidelização de clientes. E para alguns segmentos de mercado, como as concessionárias, a dificuldade pode ser ainda maior, devido ao tipo de visão que o consumidor final tem desses produtos e serviços. Leia mais!

Como o atendimento pode atrair mais clientes para a concessionária?

VOLTAR
postado em 26/06/2018 às 09:35:08

Um dos maiores desafios para o comércio é a fidelização de clientes. E para alguns segmentos de mercado, como as concessionárias, a dificuldade pode ser ainda maior, devido ao tipo de visão que o consumidor final tem desses produtos e serviços. Para atrair mais clientes à concessionária, o objetivo não se trata apenas de prospectar consumidores em potencial. É preciso garantir que quem já comprou retorne outra vez.

Mesmo realizando uma gestão de negócios eficiente, encontramos dificuldades no mercado competitivo e mutável das vendas. Por esse motivo, trazemos à tona tudo o que é preciso para um atendimento de qualidade.

Quer saber como atrair mais clientes para a concessionária? Siga a leitura do nosso artigo!

Atendimento ao cliente
Entender a importância do atendimento ao cliente é necessário para o sucesso de qualquer negócio. Atender um cliente bem não é tarefa apenas do setor de vendas. Mesmo quem tem a função de somente abrir a porta, já é responsável por uma boa experiência do cliente com a sua empresa.

Ser cordial, educado e estar bem apresentado não são quesitos unicamente suficientes. É preciso conhecer o cliente e se antecipar às suas demandas, colocando o relacionamento em primeiro lugar. Nesse sentido, o pós-vendas realiza uma tarefa crucial: conhecer os processos de atendimento do cliente até a compra e acompanhar os passos seguintes dela.

Saber se o cliente recebeu o produto ou serviço, se ele foi entregue no prazo, se o cliente ficou satisfeito com o serviço prestado, se houve alguma intercorrência ou imprevisto e até mesmo os agendamentos de visita técnica, são essenciais.

Todos esses processos precisam ser de conhecimento do pós-vendas, pois é nessa fase que o cliente terá certeza que pode contar com sua concessionária em todos os momentos.

Existem pesquisas que nos chamam à atenção para o que o consumidor considera importante em um contato comercial. Uma delas, divulgada pelo site de notícias G1, mostra que o cliente prefere um bom atendimento à um bom preço. Então, a fim de atrair mais clientes para a concessionária, seu diferencial pode estar em um bom atendimento de venda e pós-venda.

Serviços ofertados
Para garantir que os consumidores retornem a uma concessionária, é muito interessante investir em serviços. É importante que o consumidor não veja sua concessionária apenas como o local de comprar ou alugar carros.

O cliente está ciente de que o carro é um investimento contínuo, seja em renovação de peças ou manutenções obrigatórias. Então se torne essa opção para ele também. Ao oferecer serviços como esses, o cliente se sentirá mais seguro, pois estará lidando com uma empresa licenciada pela marca do carro comprado.

Marketing Digital
É muito comum o anúncio de vendas de carros nos classificados de jornais. Porém, o público alvo de concessionárias não circula apenas em bancas de jornais e revistas. As plataformas atuais para divulgação de publicidade são inúmeras. É muito vantajoso que as empresas façam uso deses recursos em conjunto com os já tradicionais, como os classificados impressos.

Uma das melhores opções é a Internet. Redes sociais, fóruns, blogs, vídeos, landing pages e e-mail marketing são algumas das formas de alcançar novos públicos e clientes em potencial. Além disso, dessa forma, você pode estabelecer uma boa parceria entre o setor de marketing e vendas, capaz de atrair mais clientes para a concessionária.

Programas de fidelização
É uma ótima forma de recompensar seus clientes por preferirem sua concessionária. É possível aproveitar esse momento, também, para a captação de novos clientes. Como um programa de indicação e descontos para quem indicou. Premiar clientes que mais compram também é outra alternativa.

Essas ações servem de incentivo de compra e reafirmação da marca com o compromisso de bem-estar do consumidor, além de renovarem a imagem da concessionária perante os consumidores e chamarem a atenção de novos clientes. Com a aplicação dessas medidas, sua empresa mostra ciência de que seus clientes estão em busca de benefícios e que você está disposto a oferecê-los.

Cliente antigo
Esse é um perfil de cliente que devemos dar uma atenção especial. Justamente pelo fato de ele preferir sua loja há muito tempo, por priorizar você na troca dos veículos e, talvez, ter se mantido um consumidor fiel mesmo em tempos de crise.

Essa é uma relação que dura há anos e que deve ser valorizada por isso. E o melhor é que não precisa fazer muito para demonstrar gratidão:

mandar um e-mail, somente para esses clientes, antecipando ofertas e lançamentos;
lembrar o nome desse cliente é mais pontual do que para os demais;
ligar e agendar visitas próximo a períodos chave — revisão, renovação e etc. — demonstra conhecimento profundo dessa relação;
criar conteúdo personalizado para promoções pode ser mais convincente do que uma oferta genérica.
Overdelivering
Overdelivering é um termo em inglês que significa entregar além. Essa entrega além se refere ao atendimento. O cliente recebe algo que não esperava acontecer naquela relação comercial. Desde algum serviço grátis ou até mesmo um brinde, qualquer atitude, positiva e que gere valor ao cliente perante a marca, está valendo.

É importante que o overdelivering seja um truque de manga utilizado só no final do atendimento, para gerar a surpresa dessa prática. Porém, é imprescindível que, mesmo sendo um truque de manga, seja ofertado a todos os clientes. Caso contrário, pode gerar a impressão de preferência e discriminação entre alguns dos consumidores.

Softwares que ajudam a atrair mais clientes para a concessionária
Pode ser que, ao ler alguns pontos dispostos neste artigo, você tenha se perguntado: como realizar todos esses processos? A resposta está na tecnologia.

Existe uma gama de softwares desenvolvidos para facilitar a gestão de equipes, produtos, marketing, serviços e até mesmo informações dos seus clientes — sejam eles ativos, inativos ou prospects.

O CRM é um desses softwares. Sua sigla em inglês significa Customer Relationship Management, que em português se traduz para Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. É um software que pode ser aplicado em vários setores da sua companhia, sendo ela pequena, média ou grande.

É possível aplicar o CRM até mesmo para a gestão de leads e funil de vendas no marketing digital. Além disso, esse software se integra a vários outros programas bastante utilizados pelas empresas. Dessa forma agiliza os processos por automatiza-los e mantém as informações centralizadas.

Outro software interessante é o de workflow, que se trata de uma ferramenta utilizada para mapear os processos de negócio. Ao fazer esse mapeamento é possível identificar pontos de gargalo e de melhorias, além daqueles processos obsoletos e que precisam ser repaginados.

Outros benefícios de utilizar softwares como o CRM e workflow que ajudam a atrair mais clientes para a concessionária são:

envio de mensagens automáticas para diferentes tipos de clientes;
banco de dados atualizados com informações importantes dos consumidores;
colaboradores bem informados sobre o perfil de cliente e podendo se antecipar às demandas;
pós-vendas bem posicionado para melhor atender o cliente e fidelizá-lo;
controle dos processos de marketing;
gestão de negócios facilitada, proporcionando foco e agilidade.
Mais do que realizar uma venda, um atendimento de qualidade cria laços humanos e atrai mais clientes para a concessionária, por meio de indicações. Além de atender bem, ter processos funcionais e uma equipe bem informada, a respeito do cliente, garante sucesso nos negócios.

Gostou do nosso artigo sobre como atrair mais clientes para a concessionária? Então acompanhe este outro sobre como melhorar a agenda da equipe com URA reversa!

PREZADO CLIENTE

Informamos que a Vortice não recebe quaisquer valores através de pagamento por cartão de crédito de pessoas físicas. Qualquer mensagem com a característica acima não é proveniente da Vortice, razão pela qual recomendamos a cautela necessária. Para maiores informações, pedimos que entre em contato.

R. José Bianchi, 555 | 15º andar | Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto - SP | CEP 14.096-730
  • Suporte

    16 2138-1727

  • Comercial

    16 2138-1717

  • Suporte

    16 99223-9773